Pode parecer cedo se preocupar com o rejuvenescimento da pele aos 20 anos, mas é nessa idade que os cuidados devem começar, com a prevenção dos principais sinais do envelhecimento precoce. Isso porque, a partir dos 30 anos de idade a produção de colágeno em nosso organismo começa a cair (cerca de 1% ao ano). Estamos falando de uma proteína que serve de sustentação para a estrutura da pele e que é responsável por manter o tônus, a firmeza e a resistência da pele.
Esse declínio tem um papel primordial no processo de envelhecimento cutâneo, resultando em sinais como a flacidez da pele, formação de rugas, manchas e prejuízo na renovação celular.
Se você ainda está na casa dos vinte anos, atente-se para estes cuidados:
1) Lave o rosto diariamente com um sabonete específico;
2) Sempre remova a maquiagem antes de dormir;
3) Use filtro solar todos os dias – mesmo em dias nublados;
4) Evite fumar ou exagerar no consumo de álcool e açúcar;
5) Aposte em tratamentos preventivos que estimulem o colágeno.
Tratamentos preventivos
Antes que os sinais de envelhecimento apareçam, o ideal é apostar em procedimentos capazes de potencializar a síntese de colágeno da pele, a fim de mantê-la jovem e bela por mais tempo. Algumas boas alternativas são:
Ultraformer III
O Ultraformer III é um aparelho de alta tecnologia com ultrassom microfocado e macrofocado que provoca microzonas de coagulação térmica em diferentes profundidades, com o objetivo de ajudar a pele a se regenerar e a estimular o colágeno, de dentro para fora.
Toxina Botulínica
A aplicação da toxina botulínica, ao contrário do que muitas pessoas pensam, deve sim ser realizada na pele jovem, com o objetivo de evitar que a musculatura marque a pele e transforme as rugas dinâmicas, causadas pelas expressões como sorrir ou levantar as sobrancelhas, em marcas estáticas. Lembre-se: o Botox é preventivo!
Lasers
Podem ser usados para tratar diversas queixas, como manchas de pele e promover o rejuvenescimento facial. O tipo utilizado vai variar de acordo com o tratamento e o tipo de pele a ser tratada.
Microagulhamento
Um excelente aliado preventivo da pele jovem é o microagulhamento. Através de um equipamento de rolamento, disposto com diversas microagulhas em sua extremidade, provoca-se microperfurações na pele, estimulando a produção das fibras de colágeno. Com esses movimentos também é possível associar a técnica drug delivery, em que medicamentos e ativos específicos são aplicados na pele após a sessão e, consequentemente, têm melhor absorção.
Peelings
Trata-se da aplicação tópica de ácidos, que atuarão na remoção das camadas superficiais da pele, eliminando células mortas, manchas e rugas mais finas. O resultado, além do estímulo ao colágeno, é uma pele mais uniforme e com textura mais bonita!
Não espere que os primeiros sinais da idade apareçam para iniciar os cuidados e os tratamentos. A visita regular ao dermatologista é a melhor forma de prevenir o envelhecimento! Tenha a dermatologia como aliada no processo de envelhecimento desde cedo e conte com o nosso time de especialistas neste caminho.