O escurecimento da virilha é uma queixa muito comum, principalmente entre as mulheres. Mas por que isso acontece? Primeiramente, é preciso dizer que essa região é uma área com tendência à hiperpigmentação por se tratar de um local com um número altíssimo de receptores hormonais capazes de estimular ainda mais a produção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). Por isso, as mudanças hormonais, em qualquer fase da vida, podem contribuir para que a virilha escureça.
É muito comum que o problema aconteça entre as mulheres que optam por métodos depilatórios como lâminas e ceras. Isso acontece porque estes métodos removem as finas camadas protetoras da pele, deixando-a suscetível a inflamações, foliculite, alergias, ações de bactérias e outros danos que podem causar o escurecimento da região. Além disso, as axilas e a virilha são áreas que se localizam em regiões de dobras, que sofrem atrito, principalmente em quem está com sobrepeso. Esse atrito constante pode causar uma inflamação que estimula a alta produção de melanina na região, o que acaba contribuindo para a formação dessas manchas.
Essa hipercromia (pigmentação excessiva) se dá mais forte em peles morenas, mas em peles brancas acaba se destacando mais, devido ao contraste com a pele do corpo.
Laser no combate às manchas escuras
Para quem sofre com o problema, o Laser Spectra é uma ótima opção, pois ele remove os pigmentos de forma suave e progressiva, sem dor e sem necessidade de afastamento das atividades do dia a dia.
O aparelho emite pulsos de luz ultrarrápidos e sua energia é absorvida pelos melanócitos, células que produzem o pigmento escuro, a melanina. A sua energia é mais baixa, porém uniforme, o que evita a formação de novas manchas escuras, e não provoca inchaço nem irritação.
Região íntima – Queixas que vão muito além da estética
Rejuvenescimento íntimo não é só questão de estética. Os procedimentos permitem que mulheres recuperem a saúde, a autoestima e o prazer. Devido ao processo natural de envelhecimento a região íntima feminina também sofre diversas outras alterações – estéticas e funcionais – como flacidez, perda de volume dos grandes e pequenos lábios, atrofia vaginal, redução da lubrificação e, em muitos casos, até incontinência urinária.
A boa notícia é que procedimentos minimamente invasivos podem tratar todos esses problemas com eficácia e conforto, veja:
- Preenchimentos nos grandes lábios ajudam a devolver contorno às áreas que perderam volume ao longo dos anos;
- Peelings, luz intensa pulsada e laser são alternativas para clarear a virilha e eliminar os pelos em excesso;
- Lasers específicos como a ponteira Athena e a radiofrequência, quando aplicados internamente, ajudam a otimizar a vascularização e o tônus da musculatura do canal vaginal e estimulam a produção de novas fibras colágenas, melhorando a flacidez na área tratada.
Quer saber mais? Converse com seu dermatologista ou agende uma avaliação com um dos especialistas da Lumina.